domingo, 3 de abril de 2011

Jogos de sensibilização para as crianças

Após uma fase de pesquisa e de tratamento de toda a informação que obtivemos, o nosso grupo iniciou uma parte mais prática do nosso projecto: a realização de jogos didácticos e a preparação de um power point que iremos apresentar aos alunos do 4º ano da Escola Básica nº 1 do Pontal. Escolhemos começar a nossa campanha de sensibilização pelas crianças desta faixa etária pois pensamos que estas devem ser, logo desde pequenas, educadas no sentido da preservação de toda a biodiversidade existe no mundo que as rodeia.

Depois de pedidas todas as autorizações necessárias para a realização das actividades com os alunos da Escola Básica nº1 do Pontal, o grupo reuniu-se com a professora desta turma, a professora Eduarda. Esta mostrou-se entusiasmada com o nosso projecto de sensibilização dos alunos do 4º ano sobre a temática da perda da biodiversidade e colocou-nos à vontade para utilizarmos o material do "laboratório" da escola para realizarmos as actividades.

Assim, após alguma pesquisa do que seria exequível realizar junto dos alunos do 4º ano, chegámos à conclusão que iremos fazer 4 jogos/actividades depois de uma pequena apresentação interactiva em power point, onde vamos explicar às crianças, de uma forma que permita a sua participação e entusiasmo, um pouco da parte teórica do nosso trabalho: o que é o cavalo-marinho, onde habita, explicar onde se localiza a ria Formosa, quais as causas para a diminuição da população de cavalos-marinhos e o que poderemos fazer para inverter esta situação, são alguns dos tópicos que iremos abordar. No final das actividades decidimos entregar um diploma a todos os alunos que participaram na actividade e um panfleto para que as crianças entreguem aos pais/encarregados de educação/familiares e, assim, estamos também a sensibilizar outras faixas etárias.

As jogos/actividades que lhes iremos apresentar são as seguintes:
  • Simulação da destruição do fundo marinho;
  • "Em busca da palavra perdida";
  • "Jogo da memória";
  • "Acerta e ganha".

Sem comentários:

Enviar um comentário