domingo, 3 de abril de 2011

"Jogo da memória" e "Acerta e ganha"

O jogo da memória, como quase toda a gente deve saber, consiste em encontrar os pares com a mesma imagem, sendo que todas as imagens estão viradas e misturadas umas com as outras. Em primeiro lugar, tivemos que pesquisar imagens relacionadas com o tema e em forma de cartoon, depois imprimimos na Biblioteca da nossa escola, compramos as cartolinas necessárias e, por fim, fizemos os recortes e colagens. Como foi referido no post anterior, na sessão do dia 28 de Março pedimos o auxílio de alguns colegas da nossa turma para ajudarem-nos a "testar" os jogos. 
Seguem-se as fotografias que tirámos à Madalena e à Mafalda a jogarem o jogo da memória.


O jogo acerta e ganha consiste em fazermos 5 perguntas aos alunos para verificarmos se eles conseguiram aprender e reter a informação mais importante que lhes transmitimos, assim como algumas curiosidades acerca do tema. Para este jogo também utilizámos cartolinas onde colocámos a pergunta e as três opções de resposta.

Para a realização de todas estas actividades tivemos que fazer algumas dobragens, cortes, colagens a até mesmo alguma pesquisa! Encontram-se em baixo duas fotos que demonstram o trabalho que temos vindo a realizar nas últimas aulas.

"Em busca da palavra perdida"

Este jogo consiste em esconder pelo pavilhão de ginástica as várias letras que compõem as palavras "BIODIVERSIDADE MARINHA". Os alunos terão, em primeiro lugar de encontrar as várias letras e, depois, formar as duas palavras. Os principais objectivos desta actividade são: fomentar o espírito de equipa para encontrarem as várias letras que estão espalhadas e aprenderem um novo conceito muito importante para o contexto do nosso projecto de sensibilização: Biodiversidade marinha.

Para esta actividade utilizámos cartolinas, cola e imprimimos as letras na biblioteca da nossa escola.
Para testar a duração e o nível de dificuldade deste jogo, na sessão do dia 28 de Março pedimos o auxílio a alguns colegas da nossa turma e ao professor João Raposo para realizarem os jogos. Encontram-se em seguida as fotografias tiradas durante a aula e no blog de grupo encontra-se um vídeo  relativo a este jogo (http://www.biodiversidade12ap.blogspot.com).

"Teste" ao professor João Raposo

1ª Actividade - Simulação da destruição do fundo marinho

 Esta actividade tinha sido encontrada no 1º período pela Joana Simão, e todas concordámos na altura que seria interessante realizarmos junto das crianças.
No passado dia 14 de Março dirigimo-nos ao laboratório da escola Básica nº 1 do Pontal para experimentarmos esta actividade.

Material:
  • Aquário
  • Rede e anzóis (com respectiva linha)
  • Paus apanhados na praia
  • Areia
  • Ervas 

Material utilizado
Anzóis











Esta actividade tem como principal objectivo, mostrar aos alunos que ao destruirmos o fundo marinho, como por exemplo as pradarias marinhas representadas pelas ervas, estamos a por em causa toda a biodiversidade lá existente, como os cavalos-marinhos. Esta actividade também tem como objectivo alertar as crianças para a pesca realizada de forma inadequada, prejudicando deste modo todo o habitat envolvente.  
Anzol a destruir o fundo marinho
 Começámos por encher o fundo do aquário com areia, depois colocámos as ervas e alguns paus, atámos o fio ao anzol e simulamos o seu efeito nas ervas marinhas.
No final da experiência, arrumámos todo o material e o aquário ficou guardado no laboratório da escola.







Em seguida segue um pequeno vídeo que fizemos no laboratório da escola Básica nº 1 do Pontal.


Jogos de sensibilização para as crianças

Após uma fase de pesquisa e de tratamento de toda a informação que obtivemos, o nosso grupo iniciou uma parte mais prática do nosso projecto: a realização de jogos didácticos e a preparação de um power point que iremos apresentar aos alunos do 4º ano da Escola Básica nº 1 do Pontal. Escolhemos começar a nossa campanha de sensibilização pelas crianças desta faixa etária pois pensamos que estas devem ser, logo desde pequenas, educadas no sentido da preservação de toda a biodiversidade existe no mundo que as rodeia.

Depois de pedidas todas as autorizações necessárias para a realização das actividades com os alunos da Escola Básica nº1 do Pontal, o grupo reuniu-se com a professora desta turma, a professora Eduarda. Esta mostrou-se entusiasmada com o nosso projecto de sensibilização dos alunos do 4º ano sobre a temática da perda da biodiversidade e colocou-nos à vontade para utilizarmos o material do "laboratório" da escola para realizarmos as actividades.

Assim, após alguma pesquisa do que seria exequível realizar junto dos alunos do 4º ano, chegámos à conclusão que iremos fazer 4 jogos/actividades depois de uma pequena apresentação interactiva em power point, onde vamos explicar às crianças, de uma forma que permita a sua participação e entusiasmo, um pouco da parte teórica do nosso trabalho: o que é o cavalo-marinho, onde habita, explicar onde se localiza a ria Formosa, quais as causas para a diminuição da população de cavalos-marinhos e o que poderemos fazer para inverter esta situação, são alguns dos tópicos que iremos abordar. No final das actividades decidimos entregar um diploma a todos os alunos que participaram na actividade e um panfleto para que as crianças entreguem aos pais/encarregados de educação/familiares e, assim, estamos também a sensibilizar outras faixas etárias.

As jogos/actividades que lhes iremos apresentar são as seguintes:
  • Simulação da destruição do fundo marinho;
  • "Em busca da palavra perdida";
  • "Jogo da memória";
  • "Acerta e ganha".