No passado dia 10 de Janeiro o nosso grupo dirigiu-se a Faro, à Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade do Algarve no Campus das Gambelas, onde está incluído o Centro de Ciências do Mar (CCMar). Quando chegámos à universidade, dirigimo-nos ao edifício 7, como nos tinha sido indicado no mail que recebemos do investigador Jorge Palma. Como nenhum elemento do grupo ainda tinha ido à universidade, andámos um pouco perdidas até conseguirmos encontrar o edifício e o gabinete do investigador, contudo conseguimos chegar antes da hora que tínhamos combinado com o mesmo.
No gabinete do investigador Jorge Palma, tivemos uma pequena conversa inicial e este sugeriu que primeiramente fôssemos visitar o Ramalhete onde se encontram os cavalos-marinhos em cativeiro para a realização de experiências e para cultivo, assim como muitos outros peixes. Como o Ramalhete se situa-se junto da Ria Formosa (no caminho para a ilha de Faro) tivemos que ir de carro: eu a Margarida fomos no carro do investigador Jorge Palma e a Joana e a Rita foram no carro do investigador Miguel Correia, que também nos acompanhou nesta visita pois encontra-se na investigação da perda da população de cavalos-marinhos na Ria Formosa.
- Ramalhete:
No Ramalhete visitámos os tanques onde se encontram os cavalos-marinhos assim como o resto das instalações, onde se encontram a decorrer outras experiências. Tivemos a oportunidade de retirar os cavalos-marinhos dos tanques e pegá-los, experiência da qual nenhuma de nós ainda tinha feito. Enquanto víamos os cavalos-marinhos os investigadores deram-nos várias informações sobre o comportamento dos cavalos-marinhos na época de reprodução, a sua alimentação, como distinguir o macho da fêmea, algumas características e curiosidades e falaram-nos sobre o projecto de investigação que estão a iniciar.
- Gabinete do Investigador:
Esta visita foi muito importante para o decorrer do nosso projecto pois conseguimos obter muita informação, aprendemos muitas coisas que ainda não sabíamos e tirámos várias fotografias aos cavalos-marinhos que iremos utilizar assim como a entrevista vídeo que fizemos ao investigador.
Sem comentários:
Enviar um comentário